Software de edição de imagem
· Illustrator - adoptado pelo grupo
Adobe Illustrator é um programa da Adobe com objectivo de criação e edição de imagens/gráficos vectoriais de forma rápida e profissional. A integração cada vez maior entre os programas da permite produzir gráficos vetoriais para uso em impressos, vídeo, web e dispositivos móveis.
Vantagens:
- Software proprietário, no entanto disponível nas máquinas da Universidade de Aveiro (versão CS3)
- Programa leccionado em IDE;
- Apresenta melhores efeitos e ferramentas de edição;
- Formato .ai importado directamente para Photoshop
· CorelDRAW:
CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para desgin gráfico, desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e manipulação de vários produtos (ex. Desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas revista, livros, cds, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas) confecção de cartazes, etc).
Vantagens:
- Totalmente personalizável, atalhos e interface
- Ajustável às exigências do utilizador
- Software menos dispendioso a nível monetário
- Rápido a nível de arranque e carregamento de arquivos
- Não consome muito espaço de disco rígido
Desvantagens:
-Formato não compatível com Photoshop, sem ser exportado em .ai
-Interface diferente
-Não tem tanta especificidade
-Menos ferramentas de edição
-Não disponível das máquinas da Universidade
Documento Comparativo:
Tendo finalizada a análise dos pós e contras das tecnologias acima mencionadas, o grupo perspectiva centrar-se na combinação de Flash (Action Script 3.0) com GestureWorks.
No entanto importa referir que esta perspectivação ainda não é definitiva, já que a inexperiência dos elementos do grupo no que respeita a programar para um dispositivo multi-touch, acarreta dúvidas latentes referentes às tecnologias a utilizar.
Desta maneira justificamos as nossas previsões tendo por base as reuniões que tivemos com o Professor Pedro Beça e com um grupo projectual apresentado numa hora de orientação pelo professor Nuno Dias, que nos aconselhou a usar (tendo em conta as nossas limitações temporais, e a curva de aprendizagem exigida na aquisição de conhecimentos de outras tecnologias que não seriam exequíveis) as tecnologias referidas acima.
Por conseguinte a decisão final será definitivamente tomada no módulo três da disciplina de Projecto (Demo / Protótipo de baixa fidelidade) onde o grupo poderá experimentar mais a fundo algumas das tecnologias sujeitas a análise neste documento e perceber até que ponto são acessíveis, compatíveis e satisfatórias.
Importante salientar também a importância que a elaboração deste documento teve na percepção da realidade de elaboração de aplicações multi-touch, a qual o grupo desconhecia por completo até à data.
. Aula dia 30.05.2011 / 01....
. Aula dia 23.05.2001 / 25....