Linguagens de Programação
· ActionScript:
Adobe Actionscript é uma linguagem de programação da plataforma Adobe Flash orientada a objectos, que já conta com três versões ( 2000-2003: ActionScript “1.0”, 2003-2006: ActionScript “2.0” e 2006-hoje: ActionScript “3.0”) e que foi originalmente desenvolvida como um meio para os amantes profissionais da programação trabalharem dinamicamente, melhorando a eficiência do desenvolvimento de aplicações na plataforma, desde a mais simples à mais complexa animação.
· ActionScript 2.0
Vantagens:
- Muito suporte on-line, esclarecimento de dúvidas e tutoriais
- Linguagem leccionada no curso
Desvantagens:
- Desde que saiu action script 3 que AS2 vem sendo abandonado aos poucos (ao nível de suporte e desenvolvimento de novos produtos)
- Grande parte das aplicações multitouch desenvolvidas são construídas na base do AS3
- GestureWorks e SnowFlakeSuite fazem notar uma preferência por AS3, não oferecendo sequer um aplicativo flexível ao ponto de dar para construir uma boa aplicação em AS2 (é possível , mas não aconselhável)
· ActionScript 3.0
Vantagens:
- Linguagem mais recente
- Muito suporte on-line, esclarecimento de dúvidas e tutoriais
- Linguagem mais lógica e simplificada
Desvantagens:
- Aprendizagem da linguagem ActionScript3 (o grupo só teve formação de AS2)
· Python
Python é uma linguagem de programação de alto nível lançada por Guildo van Rossum em 1991. Actualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário chamado Python Software Foundation. A linguagem Python não é formalmente especificada apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais.
A filosofia de Python passa por enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional, periodizando a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. É possível combinar a sintaxe base com a sua biblioteca padrão, tal como frameworks desenvolvidos por terceiros.
Vantagens:
- MultiPlataforma
- Embora não seja uma linguagem de programação muito "reconhecida" ou usada no mercado de trabalho tem muitos vídeos tutorados para aprendizagem.
- Conciso: "expressing much in a few words."
- Linguagem compacta
Desvantagens:
- Programação com um aspecto menos "visual" (ausência do elemento "stage" presente por exemplo no flash, que dá um feedback em tempo real do que se está a concretizar)
- Pouca informação acerca da conexão "python - gestureWorks/Tuio"
· Processing:
Processing é uma linguagem de programação open source construída para as artes electrónicas e comunidades de design com o objectivo de ensinar noções básicas de programação num contexto mais visual do que "código sobre código".
O projecto foi iniciado em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, ambos ex-membros do Grupo de Computação do MIT Media Lab.
É sua filosofia actuar como uma ferramenta para não-programadores fornecendo satisfação imediata de feedback visual. A linguagem tem por base as capacidades gráficas da linguagem de programação Java, simplificando características e criar alguns novos.
Vantagens:
- OpenSource
- Muita informação e documentação on-line
- O próprio site oferece tutoriais classificados
- Blocos de código fornecidos pela própria organização no que diz respeito à leitura de Fiduciais
Desvantagens:
- Pouca informação acerca da aplicação de multitouch em processing (no entanto sabemos que é possível)
- Relatos de muitos utilizadores referem que tem mais "lag" que uma aplicação feita em flash (delay, etc).
. Aula dia 30.05.2011 / 01....
. Aula dia 23.05.2001 / 25....