Sexta-feira, 18 de Março de 2011
Entrega Modulo 2 (parte2/5)

 

Modulo TP2 Requisitos Funcionais e Estudo de Viabilidade Técnica.

Estudo de Viabilidade Técnica 

 

Encontrando-se finalizada a listagem de Requisitos Funcionais, procedeu-se à realização do Estudo de Viabilidade, procurando definir quais as tecnologias a serem aplicadas no desenvolvimento da aplicação multimédia.

A pesquisa das tecnologias foi dificultada pela falta de conhecimentos dos elementos constituintes do grupo no que diz respeito à programação para a mesa interactiva multi touch que serve de base de sustentação de todo o projecto.

                Assim foi política do grupo, uma primeira conversa com os autores da mesa existente no DeCA, com vista a adquirir o máximo de informação relativa aos softwares que esta suporta, bem como os seus constituintes materiais.

Esta primeira interacção com os criadores da mesa, e com os orientadores do projecto permitiu ao grupo focar-se em tecnologias que aparentemente seriam benéficas para a elaboração da aplicação.

Pese embora o grupo tenha sido confrontado com um conjunto de tecnologias suportadas pela mesa em questão, procedeu-se à pesquisa de diversas possibilidades passíveis de serem aplicadas, servindo assim de ferramenta de apoio no caso de se revelar impossível aplicar alguma das tecnologias que surgiam inicialmente como preferenciais.

 

Software de Programação

 

 

·    AdobeFlash (CS3)

 

             Adobe Flash é um software primariamente de gráfico vectorial (apesar de suportar imagens bitmap e vídeos) utilizado normalmente para a criação de animações interactivas que funcionam tanto a nível offline como embutidas páginas web online.

             Em versões recentes a utilização do Flash foi expandida para além de simples animações, para uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações completas. Tudo graças aos avanços das na linguagem ActionScript (linguagem de programação utilizada em aplicações desenvolvidas com a tecnologia Flash). Costuma-se chamar apenas de flash aos arquivos gerados pelo Adobe Flash, ou seja, à animação em si. Estes arquivos são de extensão .swf (de Shockwave Flash File).

             Podem ser visualizados em paginas web através de um plug-in especial do browser, ou através do Flash Player (aplicativo somente de leitura distribuído pela Adobe). 

 

             Vantagens:

 

             - Software proprietário, no entanto disponível nas máquinas da Universidade de Aveiro (versão CS3)

             - Software muito usado no mercado de trabalho, por isso tem muito suporte on-line para dúvidas e tutoriais

             - Os tutoriais do software GestureWorks são todos direccionados ao Flash, o que facilita em muito o desenvolvimento da aplicação

             - MultiPlataforma

             - Suporte a inúmeras extensões / plugins 

 

Desvantagens:

 

             - Aprendizagem da linguagem ActionScript3 (o grupo só teve formação de AS2)

             - Requer um computador com componentes de média / alta performance pois é um software muito exigente ao nível de recursos.

 

 

·    Adobe Director

 

             Adobe Director é uma aplicação criada pela Macromedia agora pertencendo à Adobe. Permite a criação de conteúdo multimédia interactivo e complexo para distribuição em media (CD-ROW, DVD) ou apresentação em quiosques. Pode incorporar vários tipos de conteúdos dos mais diversos formatos de arquivo de imagem, som e vídeo (.avi, .jpeg, .quicktime, .bmp, etc). Apesar de suportar vários formatos de arquivo, é na verdade um integrador para estes e supões que foram produzidos noutras aplicações.

             Possui uma linguagem de script chamada Lingo que permite controlar os elementos apresentados. A funcionalidade do programa pode ser extendida através de plug-ins chamados de Xtras, fornecidos por outras empresas ou desenvolvidos em C++ usando o Macromedia XDK.

             Pode também criar arquivos executáveis autónomos das apresentações, chamados de projectores, os quais podem ser executados em Windows e Machintosh.

 

 

Vantagens:

 

             - Software proprietário, no entanto disponível nas máquinas da Universidade de Aveiro

             - Suporte de plugins para reconhecimento de toque e fiduciais

             - Linguagem de programação Lingo, leccionada no curso

             - MultiPlataforma

 

             Desvantagens:

 

             - Embora as últimas versões do Director (adobe) suportem já todas as funcionalidades de fiduciais e toque, a versão disponível pela UA é a versão MX2004, à qual não existem registos de suporte das funcionalidades referidas acima.

             - Perde pontos no support on-line para resolução de problemas.

 

 





.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. Entrega do Módulo 6 [3]

. Entrega do Módulo 6 [2]

. Entrega do Módulo 6 [1]

. Aula dia 30.05.2011 / 01....

. Versão beta e testes

. Aula dia 23.05.2001 / 25....

. Video actualizado

. Retrospectiva do Módulo 5

. Entrega Módulo 5 [2]

. Entrega Módulo 5 [1]

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds