Estando encerradas as etapas em que procedemos à escolha do conceito aglutinador do projecto e pesquisas exaustivas com vista a elaborar um correcto estudo do estado da arte, o grupo elaborou primeiramente a lista de requisitos funcionais da aplicação, que serviram de base para o estudo de viabilidade técnica.
Com a listagem dos requisitos funcionais pretendeu-se responder à questão “What the application needs to be able to do”, assim esta tarefa representou um importante exercício de reflexão e perspectivação sobre a aplicação a desenvolver.
Sendo o Gantt um documento em constante evolução e acompanhamento do ponto de situação dos trabalhos do grupo, este será posteriormente actualizado, de forma a incluir os requisitos funcionais, que serão transformados em tarefas atribuídas aos respectivos elementos do grupo.
Ainda relativamente à listagem de requisitos funcionais importa referir que esta foi elaborada por área de conteúdos e não por tipos de utilizador, uma vez que não existe diferenciação entre utilizador registado e não registado.
A nível dos requisitos funcionais, a prioridade, dado que se trata de uma aplicação, será criar todo o esqueleto da aplicação. Esta será constituída por um menu dinâmico porque ele vai-se alterando conforme o momento da refeição em que os clientes se encontram.
Para além disso, é importante referir que quando os clientes estiverem a comer, a mesa bloquear-se-á, e ficará apenas visível uma animação temática correspondente ao prato em causa. Segue-se o esqueleto:
- Animação Inicial
- Menu 1 (antes do pedido)*:
- Informação sobre o Restaurante
- Cardápio
- Menu 2 (depois do pedido e antes da refeição)*:
- Informação sobre os Restaurante
- História da Gastronomia (com ênfase à selecção do cliente)
- Curiosidades (com ênfase à selecção do cliente)
- Animação durante a Refeição
- Menu 3 (após o prato principal)*:
- Jogos
- Menu 4 (café)*:
- Informação sobre os Restaurante
- Zona de comentários e ratings
*Em todos este menus estará disponível a “Conta virtual” onde o cliente poderá ver os itens que pediu bem como aceder à conta final.
De seguida, e dado que o objectivo é produzir um serious game, é importante pensar e desenvolver os 3 mini-jogos. Estes terão que ser de cariz colaborativo, com pontuação ilimitada, descontraído, de jogabilidade simples sendo que um será relativo às entradas, outro ao prato e por último, um relativo aos vinhos. Estes serão relativos às informações aprendidas durante o período entre o pedido e a primeira refeição.
Depois de desenvolvidos os mini-jogos, é importante seleccionar e aplicar a informação que estará nos menus:
- Informação sobre o Restaurante- ao seleccionar este objecto, o utilizador pode encontrar as seguintes especificidades:
- História do restaurante
- Vídeo informativo do restaurante
- Artigos e reportagens anteriores sobre o restaurante
- Criticas de entidades gastronómicas conceituadas
- Comentários anteriores ao restaurante
- Informações sobre o chef
- Cardápio - com as seguintes categorias/objectos (ao clicar sobre cada uma deles, será possível consultar todas as opções dentro de cada categoria através de um sistema em slide):
- entradas
- comida
- bebidas
- sobremesas
(em cada ícone será possível, se necessário, aceder a um item de ajuda personalizado)
Ao aceder a cada um dos itens presentes nas categorias acima mencionadas, poderá encontrar-se as seguintes informações:
- breve descrição
- foto
- comentários anterior ao prato/vinho
- valor nutricional
- rating
Ao seleccionar o prato ou a bebida desejada, esta poderá ser adicionada à "conta virtual". No caso de se escolher um prato, é também sugerido um vinho para o acompanhar. O contrário também se verifica.
- História da Gastronimia - aqui está disponível informações sobre e historia do item seleccionado através de:
- reportagens conceituadas
- videos
- fotos
- Curiosidades – estas aparecerão de 15 em 15 min e serão sempre relativas ao pedido efectuado pelo cliente. Estas curiosidades têm como objectivo estimular a conversação e educar os clientes.
Nesta fase, o objectivo é estudar o design e a navegabilidade da aplicação, e melhora-la. Aqui é necessário perceber o ambiente que a mesa será colocada, bem como estudar que gestos seriam os mais intuitivos nesta situação.
É também nesta fase que se desenvolverão as animações:
- inicial – animação com o logo
- durante o prato principal - com a chegada do prato é lida a fiducial que este transporta e a mesa auto-bloqueia deixando apenas visível uma animação com o tema do prato que estiver a ser servido. Para além disso, a qualquer momento o cliente pode escolher desligar esta animação e a mesa tomará apenas uma cor neutra. Para voltar ao menu anterior é necessário manter o prato fora do fiducial mais que 15segundos.
Por último, segue a implementação do backoffice*. Esta está ligado em rede local com um outro computador. Aqui o responsável pelas ementas poderá:
- fazer menu da semana e alterar as informações de cada item
- introduzir novos conteúdos na aplicação
- ver os ratings e os comentários (pode também moderar os mesmos)
*Não está prevista a sua implementação, ainda assim, é importante conceptualiza-lo.
. Aula dia 30.05.2011 / 01....
. Aula dia 23.05.2001 / 25....