Quinta-feira, 9 de Junho de 2011
Entrega do Módulo 6 [3]

 

 

            O presente post contém os registos de vídeo de alguns dos testes de usabilidade realizados, foi decisão do grupo apresentar apenas os cinco exemplos, dos sete recolhidos, como forma de colmatar algumas redundâncias registadas nos diversos vídeos. Estes foram divididos em quatro vídeos, cada um contendo tarefas concretas do Cognitve Walkthrough.

             

            O primeiro vídeo contem o início da interacção, scroll, selecção do prato e a visualização de mais informação sobre o mesmo.

 

 

 

 

 

            No âmbito das tarefas presentes no vídeo, os utilizadores não se depararam com grandes dificuldades em encontrar o prato pretendido.

            Respeitante à acção de scroll, a maioria dos utilizadores identificou o método nas primeiras tentativas. Na maioria das vezes, o sucesso imediato deste método foi comprometido apenas pela má calibração da mesa (característica que não pode ser mais aperfeiçoada).

            No que diz respeito à visualização a de mais informação, foi possível observar que nem todos compreenderam o seu uso à primeira, contudo após algumas tentativas, o utilizador assimila o processo de interacção.

 

 

 

 

            O segundo vídeo apresenta a partilha de informação, envolvendo a manipulação da mesma.

 

 

 

 

 

            O momento da partilha demonstrou ser uma das maiores dificuldades de interacção, não conseguindo nenhum dos utilizadores identificar acção necessária para realizar a partilha. Unicamente com indicações bastante especificas, a tarefa foi realizada com sucesso.   

            Quanto à manipulação da ficha partilhada, alguns utilizadores inicialmente tentavam usar apenas um dedo para a rodar, mas após perceberam que essa acção só resultava no arrasto da mesma, facilmente usaram os dois dedos conseguindo rodar, aumentar e diminuir a ficha.

            O segundo grande problema consistiu no fecho da referida ficha partilhada, verificando-se que nenhum utilizador conseguiu perceber como chegar ao botão de fecho da mesma.

            Registou-se ainda um caso, em que a ficha saiu dos limites do stage e foi necessário reiniciar a aplicação. Por outro lado, o pequeno tamanho do botão aliado à má calibração mesa, dificultaram também o processo de fecho.

            Um outro facto interessante que foi possível observar, prende-se no facto de alguns utilizadores, após fazerem aparecer o botão de partilha, manterem o dedo na mesa e usavam o dedo da outra mão para chegar ao botão. Fica a dúvida se este facto está associado à acção de ver mais informação ou se tem a ver com hábitos adquiridos em outras experiências multi toque.

 

 

            O terceiro vídeo inclui a escolha do prato, a visualização do preço total e ainda a interacção com o menu das curiosidades.

 

 

   

 

 

            A validação da escolha prato foi uma acção bastante simples para os casos analisados, mas o grupo acredita que isso se deve em parte ao facto de a procura do botão de partilha já ter levado lá o utilizador anteriormente.

            No que diz respeito ao preço total, e tal como já era esperado, à excepção dos utilizadores com experiência em multi-toque (e iphone), a maioria dos utilizadores consideram pouco intuitivo a acção de arrasto, tentando fazer tap no mesmo, ou esperando mesmo que o botão fosse apenas um field onde apareceria o preço total.

            No menu das curiosidades registaram-se duas situações relevantes: uma parte dos utilizadores tentaram interagir com as imagens dos ingredientes (provavelmente pela existência de interacção no menu anterior) e facilmente chegaram ao botão "Note que...". Verificou-se ainda um conjunto utilizadores que registaram alguma dificuldade em associar uma acção ao botão interpretando-o como uma legenda dos ingredientes apresentados.  

 

 

            No quarto, e último vídeo é apresentada o momento de refeição, o rating e os comentários.

 

 

 

 

 

            O que diz respeito ao momento de refeição, e dado que o grupo recreou um ambiente de restaurante, pediu-se aos utilizadores para avaliarem o nível de conforto associado a uma refeição no contexto da mesa multi-touch. Neste caso, a maioria sentiu-se confortável, apontando como melhorias o facto de se encontrar muito longe do prato e de este se encontrar a baixo do nível dos braços (facto esse, causado pela colocação dos laser’s na mesa).

            Na questão do rating, não foi visualizado qualquer obstáculo.

            Já no menu dos comentários surgiu uma dificuldade, uma vez que a área de toque está associada ao texto e não ao botão completo, a maioria dos utilizadores teve que realizar vários toques para conseguir seleccionar a opção desejada.  

 

            É importante referir que o grupo decidiu não avaliar o menu de jogo, dado que no momento de desenvolvimento em que se encontra, não se justificaria tal acto. Como compensação, realizar-se-ão novos testes quando este se encontrar numa fase mais final.

 

 

 

 

            A título de conclusão, o grupo pode concluir que apesar de conseguir ter uma aplicação intuitiva tem ainda alguns aspectos que necessita de ultimar. O objectivo passará por:

 




Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. Entrega do Módulo 6 [3]

. Entrega do Módulo 6 [2]

. Entrega do Módulo 6 [1]

. Aula dia 30.05.2011 / 01....

. Versão beta e testes

. Aula dia 23.05.2001 / 25....

. Video actualizado

. Retrospectiva do Módulo 5

. Entrega Módulo 5 [2]

. Entrega Módulo 5 [1]

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds